Quando viva, Preta Gil manifestou o desejo de de ser cremada e que as suas cinzas fossem distribuídas entre familiares e amigos próximos. Ainda não se sabe quem foram as pessoas que receberam o material, sabe-se que alguns desses escolhidos darão diferentes destinos às porções recebidas. E outros famosos que foram cremados também tiveram destinos variados para as cinzas, como Jô Soares, Paulo Gustavo e Rita Lee.
No caso da cantora e empresária Preta
Ela morreu no mês passado, aos 50 anos, após um longo tratamento contra um câncer, e as suas cinzas ficarão uma parte no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, em uma homenagem permanente, um busto realista da artista, que poderá ser visitada pelo público.
mais detalhes das cinzas
Entre os destinos das cinzas da cantora, uma parte será espalhada em sua casa e no cais que ela tanto gostava de frequentar na Bahia, local de grande significado afetivo, de acordo com a vontade dos próprios destinatários. Outra porção será transformada em diamante, como forma de eternizar a memória da cantora.
e a cantora rita lee
Teve as suas cinzas depositadas em um santuário especial construído por Roberto de Carvalho, seu marido, na casa do filho João. Em seu livro autobiográfico, “Rita Lee - Outra autobiografia”, a rainha do rock teria comentado sobre a sua morte, dizendo que queria ser cremada. “Tenho certa implicância com cemitérios. Lá, até há monumentos bonitos e rola uma paz em meio aos monólitos de cimento e anjos de mármore em respeito aos mortos. Mas acho que túmulos ocupam o lugar de pessoas vivas, e que cemitérios poderiam virar parques e praças, quem sabe até moradias. Por isso quero ser cremada e ter as cinzas jogadas na minha horta caseira sem agrotóxicos para me transformar numa alface suculenta”, escreveu ela.
ainda em entrevista o marido disse
Para à revista Veja que esse desejo será respeitado: "As cinzas da Rita estão aqui em casa, num altar. Vamos jogá-las no jardim, mas só quando eu subir e encontrar com ela. Quero ser cremado e que as minhas cinzas sejam misturadas com as dela. Aí nossos filhos decidem o que fazer. Nesse meio tempo, ela fica aqui pertinho de mim".
E a Ex-mulher de Jô Soares, Flávia Soares afirmou em entrevista ao “Conversa com Bial”
Que teria transformado parte das cinzas do apresentador, que morreu em agosto de 2022, em um diamante. “Distribuí em alguns lugares especiais para nós e uma amiga, que nos apresentou, falou que o pai dela tinha morrido, e ela mora na Holanda. Lá, eles transformam as cinzas em diamante. E eu fiz isso. Está em um cofre, guardado. Eu não sei o que fazer ainda, mas quero fazer um patuá”, contou ela.