Como evitar a ocorrência de traças em alimentos, livros e roupas - Alimentos, livros e roupas

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, por meio do Instituto Biológico, desenvolve pesquisas com as chamadas pragas urbanas - Alimentos, livros e roupas

Slide 1 de 3

Alimentos, livros e roupas

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Importantes pragas em áreas urbanas, as traças infestam roupas, papeis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos, alimentos armazenados e muitos outros produtos. Elas são objetos de pesquisa no Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que mantém uma Unidade de Referência em Pragas Urbanas na capital paulista. Durante o verão, a ocorrência dessas pragas é maior, devido as altas temperaturas, por isso, a Secretaria faz uma série com orientações sobre como prevenir e controlar formigas, cupins, roedores, carunchos, baratas e cupins.

Segundo o pesquisador do IB, Francisco José Zorzenon, na área urbana é possível identificar três grupos distintos de traças: as dos produtos armazenados, dos livros e das roupas, também conhecidas como de parede.

Encontradas em grãos e produtos armazenados, as traças atacam milho, trigo, arroz, frutas, farinhas, bolachas e biscoitos, cereais matinais, chocolates, entre muitos outros produtos agropecuários. Segundo pesquisador do IB, elas se desenvolvem em alimentos, destruindo-os e contaminando-os com suas fezes, fragmentos do próprio corpo, como escamas de asas, pernas e o próprio inseto morto e fios de seda característicos.

Slide 1 de 3
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES