Como evitar a ocorrência de traças em alimentos, livros e roupas - Livros e roupas

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, por meio do Instituto Biológico, desenvolve pesquisas com as chamadas pragas urbanas - Livros e roupas

Slide 2 de 3

Livros e roupas

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As traças dos livros são prateadas, com pouco mais de 1 cm de comprimento. Essas traças estão entre os insetos mais primitivos conhecidos pelos seres humanos, sendo encontradas no mundo todo. "Alimentam-se de uma infinidade de produtos como papel, papelão, revistas, páginas e capas de livros, papel de parede, além de farinhas, roupas, tecidos de roupas, insetos mortos, dentre outros. Possuem hábito noturno, sendo encontradas preferencialmente em ambientes escuros e úmidos, podendo viver por quatro a sete anos! São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas. Normalmente são levadas de um ambiente a outro junto a livros e utensílios domésticos em mudanças. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, essas traças podem ser encontradas causando danos significativos", explica o pesquisador do IB.

As traças das roupas ou também conhecidas por traças de parede, são bem diferentes das traças dos livros. Os adultos são pequenas mariposas e quando ainda jovens, as lagartas tecem uma espécie de "casinha", um pequeno estojo achatado para sua proteção. Dentro desta "casinha" protetora, a lagarta é vista se deslocando pelas paredes (daí seu nome traça de parede) e se desenvolvendo alimentando-se de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, fungos e até mesmo de pelos e cabelos caídos no chão.

"As traças de roupas são um dos poucos animais existentes que conseguem digerir a queratina, proteína existente nos cabelos e pele das pessoas. Por esse motivo são tão comuns em banheiros e quartos, onde normalmente nos penteamos. Também atacam principalmente as roupas usadas e que contenham suor a procura de sais minerais e gorduras corporais. Os locais mais comuns, onde encontramos os famosos e indesejados "furinhos de traças" são nas áreas das roupas de maior contato com a pele, como colarinhos e punhos de camisas e na linha da cintura e barriga", afirma Zorzenon.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES