Cientistas criam enzima que ‘desintegra’ plástico em menos de 24h

A enzina é capaz de destruir o PET (polietileno tereftalato), que é onipresente nas embalagens de alimentos e bebidas.

lixo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um grande descoberta está sendo comemorada por cientistas norte-americanos. Isso porque eles desenvolveram uma enzima capaz de comer plástico e tal descobrta pode eliminar bilhões de toneladas de resíduos de aterros sanitários por todo o mundo. Vale informar, ainda, que em alguns casos, os plásticos chgam a ser decompostos em menos de 24 horas.

A enzina foi desenvolvida por engenheiros e cientistas da Universidade do Texas em Austin, sendo capaz de destruir o PET (polietileno tereftalato), que é onipresente nas embalagens de alimentos e bebidas, bem como produtos têxteis e encontradas nas fibras de tapetes de poliéster.

Para os pesquisadores, tal descoberta traz um fio de esperança para que seja possível resolver a poluição global. Isso quer dizer que as grandes indústrias teriam capacidade de recuperar e poder reutilizar produtos em nível molecular.

Nova enzima pode ajudar a resolver o problema da grande quantidade de resíduos que prejudicam a natureza e a água. (Foto: Reprodução)

Leia Mais

A descoberta foi publicada na Nature e pode ajudar a resolver um dos problemas ambientais mais gritantes do mundo, ou seja, o que pode ser feito com os resíduos plásticos acumulados nos aterros sanitários e que chegam a poluir a água e terra?

Vale esclarecer que a enzima tem o poder de acelarar a reciclagem em larga escala, permitindo, assim, que as principais indústrias podssam reduzir seu impacto ambiental através da recuperação e reutilização do plásticos em nível molecular.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES