Em uma cena digna de documentário, uma capivara foi flagrada emitindo um sonoro aviso ao avistar duas onças-pintadas se aproximando de um açude, em Miranda (MS), no coração do Pantanal.
Registro
🐾O flagrante foi registrado pela bióloga, fotógrafa e guia de natureza Giovanna Leite. Nas imagens, o roedor — que nadava calmamente — muda de comportamento assim que percebe a presença da onça Aracy e seu filhote, Tereno. De prontidão, a capivara emite sons de alerta e nada rapidamente para o centro do açude, longe da margem.
Som
Na apuração da jornalista Débora Ricalde, do G1 MS, segundo a equipe da ONG Onçafari, responsável pelo monitoramento dos felinos, esse tipo de vocalização é um comportamento típico das capivaras. Animais sociáveis, elas vivem em grupo e mantêm uma comunicação ativa por sons distintos, especialmente diante de ameaças. 🦫🐆💦
Sem ameaça
Mas, para sorte da capivara e alívio de quem assistia à cena, Aracy e seu filhote não pareciam interessados em uma caçada. Pelo contrário: as onças aproveitaram o momento para se refrescar e brincar na água, sem dar atenção ao alvoroço do possível lanche.
No Pantanal, onde o equilíbrio entre presa e predador se manifesta com beleza e tensão, cenas como essa mostram que a natureza também tem seus momentos de paz — e de esperteza.