7 cidades fantasmas brasileiras têm lendas assombradas de arrepiar cabelos
- 3. Fordlândia (Pará)
Conheça cidades do Brasil onde existem histórias que deixam muitas pessoas assustadas, juntamente com o cenário que é de arrepiar!!!
- 3. Fordlândia (Pará)
Fordlândia foi um vilarejo criado pelo magnata da indústria automobilística Henry Ford às margens do Rio Tapajós, na selva amazônica, em 1927. O empresário americano, preocupado com o alto preço da borracha que importava da Ásia, decidiu ter sua própria plantação de seringueiras no Brasil e poder extrair diretamente a matéria-prima para a fabricação de pneus. Para isso construiu uma vila com casas, hospital, escola, piscinas, praças, campos de golfe e outras facilidades.
O empreendimento tropical de Ford fracassou por vários motivos. O principal foi a falta de experiência com o clima amazônico dos engenheiros agrônomos que contratou: as árvores foram plantadas de maneira equivocada e sofreram com o ataque de várias pragas. No fim dos anos 1940, com a morte de Ford, seu filho decidiu encerrar o projeto e a cidade foi esvaziada. Àquela altura, novas tecnologias permitiam a fabricação de borracha a partir do petróleo.
Lendas e mistérios de Fordlândia: O local não é um município; hoje é um distrito da cidade de Aveiro. Tampouco é uma cidade totalmente fantasma, como ficou famosa: ainda há gente morando no vilarejo, em meio a imóveis e galpões industriais abandonados.
O que os supersticiosos dizem é que simplesmente não dá sorte visitar a Fordlândia. Eles acreditam que, por ali, vagam espíritos de pessoas que buscaram a fortuna e não a conseguiram; fracassaram como a própria cidade inventada por Ford.
Quem não acredita em lendas e prefere a visão real dos fatos vai gostar de ler Fordlândia — Ascensão e Queda da Cidade Esquecida de Henry Ford na Selva, do historiador Greg Grandin, que resgata a história em minúcias.