7 cidades fantasmas brasileiras têm lendas assombradas de arrepiar cabelos
- 2. Cococi (Ceará)
Conheça cidades do Brasil onde existem histórias que deixam muitas pessoas assustadas, juntamente com o cenário que é de arrepiar!!!
- 2. Cococi (Ceará)
O sertão do Ceará também tem sua cidade fantasma, a pequena Cococi, fundada no início do século 18. Ela foi sendo abandonada na segunda metade do século 20 por causa de secas severas e problemas políticos. Apenas duas famílias ainda vivem ali, em meio a casas que vão sendo transformadas em ruínas e tomadas pela vegetação. Cococi perdeu o status de município e hoje é um distrito da vizinha Parambu.
O local atrai viajantes, repórteres de tevê, fotógrafos, curiosos e fiéis religiosos. Uma das poucas construções ainda conservadas de Cococi é a Igreja de Nossa Senhora, que recebe católicos para as novenas que acontecem do dia 29 de novembro a 8 de dezembro. É o único evento que consegue agitar, uma vez por ano, a cidade quase morta.
Lendas e mistérios de Cococi: Diz-se que quem amaldiçoou Cococi foi um padre, obrigado a rezar a mesma missa duas vezes por ordem de uma família poderosa que chegou atrasada à igreja. Para os que acreditam na história, a praga pegou e por isso a cidade foi abandonada.
Outra lenda da região é sobre um vaqueiro que, à noite, passando por Cococi, encontrou uma menina faminta e assustada, a quem acolheu e levou para casa. Certo dia, o vaqueiro saiu para tanger o gado, prometendo à esposa voltar a tempo para a ceia de Natal, que comemorariam em companhia da menina. Ao voltar, dias depois, encontrou a própria casa em ruínas e lhe contaram que o lugar já estava abandonado havia anos, que ali vivera sozinha, até ficar muito velha, a mulher de um vaqueiro que a deixou só, sem dar explicações de seu paradeiro.