Uma propaganda do governo australiano sobre a vacinação ganhou muitas críticas nesta semana devido às imagens fortes de uma mulher nos últimos momentos de vida com a Covid-19.
Na cena, a jovem está numa maca de hospital com falta de ar enquanto está conectada a um ventilador mecânico. A seguinte mensagem encerra o vídeo: "A covid-19 pode afetar qualquer pessoa... Agende sua vacinação."
No país, os especialista explicam que com a propaganda, as pessoas de 40 anos serão vacinadas de maneira injusta e só no fim do ano, visto que os mais jovens terão seu agendamento antecipado.
O anúncio está sendo exibido apenas em Sydney, que está enfrentando um surto da variante Delta e está em sua terceira semana de lockdown. Jornalistas e especialistas na mídia querem que a propaganda seja retirada do ar.
No entanto, o governo defendeu a propaganda. O diretor de saúde da Austrália, Paul Kelly, disse que o objetivo era "ser explícito" para "passar a mensagem" sobre a necessidade de ficar em casa, fazer o teste e agendar a vacinação.
"Estamos fazendo isso apenas por causa da situação em Sydney", disse ele.
O surto em Sydney gerou críticas generalizadas ao plano de vacinação.Apenas cerca de 26% da população da Austrália tomou pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19. E aproximadamente 10% dos australianos estão totalmente vacinados, segundo dados colhidos até 11 de julho pela BBC.