Pode usar duas doses de vacinas diferentes?Veja como já fazem outros países - Onde isso está sendo feito?

Alguns países já estão permitindo e até incentivando a combinação de doses diferentes - Onde isso está sendo feito?

Slide 5 de 6

Onde isso está sendo feito?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As autoridades de saúde de vários países estão permitindo algum grau de combinação. O Reino Unido começou a permitir a mistura de vacinas desde os primeiros dias da sua vacinação.

Líderes de Alemanha, Canadá, Suécia, França, Espanha e Itália disseram que as pessoas que receberam uma dose da vacina AstraZeneca, associada a um raro distúrbio de coagulação do sangue, podem receber uma vacina diferente para a segunda dose.

Em resposta ao atraso nas entregas da vacina AstraZeneca, a Coreia do Sul anunciou na semana passada que os profissionais de saúde que receberam a primeira dose dessa vacina poderiam receber a da Pfizer como segunda dose.

O painel consultivo de vacinas do Canadá também disse que as vacinas Pfizer e Moderna podem ser usadas alternadamente.

O Food and Drug Administration (FDA, órgão semelhante a Anvisa) dos EUA tem sido mais conservadora. A agência diz que as pessoas que receberam uma dose da vacina Pfizer ou Moderna podem receber uma segunda dose da outra em “situações excepcionais”, como quando a vacina original não está disponível.

“Não consigo imaginar que o FDA. permitirá esse tipo de estratégia de combinação sem avaliar adequadamente os dados dos ensaios clínicos”, disse Moore.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES