Após longos meses sem realizar eventos devido à pandemia da Covid-19, Timon pode retomar as atividades do setor. O novo decreto publicado pela prefeitura do município, no domingo (16), autoriza a realização de eventos e reuniões, como casamentos e formaturas, desde que atendam o limite máximo de 100 pessoas. A medida vale de hoje (17) até o próximo domingo (23).
Os shows seguem proibidos em Timon e os eventos autorizados não poderão comercializar ingressos. É o que explica o secretário municipal de Governo, Saney Sampaio. “Estão permitidos eventos específicos como casamentos, formaturas, simpósios. Shows ou qualquer outro evento que comercialize ingresso, sejam em ambientes públicos ou privados, seguem proibidos”.
O decreto também especifica que esses eventos só poderão ser realizados até as 23h. Além disso, os organizadores devem cumprir todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus entre eles: o uso obrigatório de máscara, aferição da temperatura corporal, distanciamento social de no mínimo 1,5 metro, limitação de quatro pessoas por mesa [sendo proibida a junção delas], disponibilizar álcool em gel 70%, dentre outros.
Saney Sampaio, destaca que o retorno de eventos específicos foi autorizado com base nos índices epidemiológicos e na ocupação de leitos no município. No entanto, o Executivo Municipal ressalta que os dados são analisados constantemente e é preciso que toda população cumpra os protocolos para que haja avanço na flexibilização.
“Não podemos baixar a guarda. Durante a semana, a prefeita Dinar Veloso manteve diálogo com os empresários e produtores de eventos fazendo um apelo para que cumpram os protocolos sanitários e as medidas determinadas no decreto. Também estamos deixando claro que, se preciso for, vamos recuar. Nossa prioridade é salvar vidas”, ressalta Saney Sampaio.
A autorização para o retorno de eventos e reuniões é feita em conformidade com o Decreto Estadual nº 36.531.
Continuam suspensas as seguintes atividades:
- Eventos com mais de 100 pessoas;
- Eventos com comercialização de ingressos;
- Shows;
- Cinemas;
- Teatros;
- Atividades esportivas e coletivas em parques ou outros espaços acessíveis ao público.
Comércio e bares
O decreto publicado pela Prefeitura de Timon também estabelece o horário de funcionamento do comércio e bares e restaurantes. Desta segunda-feira (17) até sábado (22) é permitido o funcionamento do comércio em geral das 8h até 17h. De segunda a sábado os shoppings centers podem funcionar das 10h até 22h. No domingo (23) os shoppings podem funcionar das 12h às 22h.
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, balneários e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, poderão funcionar até 23h, de segunda-feira (17) a sábado (22). O uso de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico pode ocorrer desde que não gerem aglomeração, seja no estabelecimento, seja no seu entorno.
A partir das 23h do dia 22 de maio até às 24h do dia 23 de maio de 2021, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais.
Fiscalização
As fiscalizações do cumprimento do decreto são realizadas pela Força- Tarefa formada pela Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Viva Procon, DMTrans, Conselho Tutelar, Ciretran, Ouvidoria,CIMU, SLU, Polícias Civil e Militar,além do Corpo de Bombeiros e apoio do Ministério Público Estadual.
Assista a matéria feita pelo Banca de Sapateiro, da TV Jornal 20.1