Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, mais três pacientes de Manaus (AM) que estavam internados com Covid-19 no Hospital Universitário, em Teresina, receberam alta. Danilo Moura de Araújo, de 30 anos, Leonardo Rafael Perez Cova, de 46 anos e Francinete Binda Dutra, de 57 anos, saíram do local hoje.
Danilo Moura de Araújo, de 30 anos, foi o primeiro a sair da unidade de saúde, ele agradeceu o atendimento dos profissionais de saúde. "Graças a Deus está tudo bem, foi um momento de muita incerteza, mas aqui fui muito bem tratado, bem cuidado, agora vamos voltar para Manaus. A situação lá estava ruim, mas tive contato todo dia com a minha família pelo celular, não esperava que minha recuperação fosse tão rápida, mas graças a Deus me recuperei. Agora peço que se cuidem, essa doença é maldita", afirmou.
O segundo a deixar o hospital foi Leonardo Rafael Perez Cova, de 46 anos, que é venezuelano. Bastante emocionado, ele afirmou que chegou em Teresina com a saúde debilitada. "Agora estou sentindo só um pouco de cansaço, pelo problema da respiração, mas está tudo bem graças a Deus, a atenção aqui foi maravilhosa, eles tem vocação com o paciente, eu cheguei muito ruim e agora volto para minha casa bem", disse.
Francinete Binda Dutra, de 57 anos, também faz parte dos pacientes que receberam alta nesta quinta-feira. Em entrevista para a imprensa, ela afirmou que renasceu. "Foi dureza, mas eu venci. Muito triste, não é brincadeira essa doença, eu renasci de novo, estou renascendo e quero agradecer a todos os profissionais daqui pela competência deles, pelo tratamento que eles tiveram conosco, paciência, palavra amiga, palavra de conforto, todo dia eu falava com meus familiares, dava notícias e agora venci", declarou.
Ontem, duas pacientes saíram da unidade de saúde sob aplausos em um momento de muita emoção. O hospital informou que o Ministério da Saúde, através de sua Superintendência Regional do Piauí, providenciará as acomodações necessárias para os pacientes de alta em casas de apoio de Teresina e em seguida, o traslado de volta para a capital amazonense.
Já em relação ao quadro de saúde dos demais pacientes na unidade, os quatro permanecem internados em estado de evolução clínica estável.