O Ministério da Saúde anunciou, na terça(16), que os brasileiros que tomaram a vacina da Janssen terão que receber a segunda dose. O imunizante que foi administrado em dose única terá dose de reforço. A aplicação deverá ser feita dois meses após a primeira dose. Após cinco meses, os vacinados com a Janssen receberão a segunda dose.
Alberto Chebabo, infectologista do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), explicou que mesmo que o imunizante da Janssen tenha sido anunciado como dose única, o seu fabricante recomenda segunda dose para garantir o reforço.
Vacina aplicação
"De acordo com os dados da própria fabricante da vacina, e dos Estados Unidos, onde a vacina foi mais aplicada, dizem que a vacina perde proteção com apenas uma dose", afirmou o doutor.
Chebabo disse ainda que não há como afirmar que a população terá que se vacinar anualmente, mas que é necessário aguardar uma análise.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a quantidade de vacinas da Janssen aplicadas no país foi pequena e que há imunizantes suficientes para a segunda dose.