Piauí tem três tipos de vacinas disponíveis para dose de reforço em adultos

Piauí vai utilizar o estoque da reserva técnica das vacinas disponíveis para iniciar a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 na população a partir de 18 anos

vacina | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, concedeu entrevista nesta quarta-feira (17), para Rede Meio Norte e anunciou que o Piauí vai iniciar a vacinação com a terceira dose na população adulta acima de 18 anos de idade na próxima segunda-feira (22). 

O anúncio foi feito após a decisão do Ministério da Saúde de liberar a terceira dose de reforço para pessoas acima de 18 anos em todo o país.  Segundo ele,  o Piauí vai utilizar o estoque da reserva técnica das vacinas disponíveis para iniciar a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 na população a partir de 18 anos.

“É recomendável que seja utilizada vacinas diversas, estão disponíveis a vacina da Pfizer, Jansen e AstraZeneca para a terceira dose no Piauí. O Ministério da Saúde orienta que a resposta imune aumenta com um reforço heterólogo (ou seja, com uma vacina diferente).

Estudos sobre terceira dose apontam que a combinação de vacinas diferentes tem apresentado resultados positivos e indicam que vacinas de RNA mensageiro, aumentam os anticorpos neutralizantes do vírus.

“A nossa recomendação é que os municípios inicie a vacinação a partir da próxima semana e que seja feito gradativamente, por faixa etária, de 59 anos vem diminuindo a idade de forma a chegar até os 18 anos, da mesma forma como foram realizadas as vacinações nas etapas anteriores. A população já conhece essa metodologia de estabelecer os grupos etários a serem atendidos. Cada município vai ter a liberdade conforme sua organização própria de estabelecer o cronograma e fazer o agendamento das pessoas para que a gente tenha êxito agora também na terceira dose como tivemos na 1ª e 2ª fase”, declarou.

Florentino Neto detalha esquema para aplicar 3ª dose na população adulta no Piauí

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES