Estão abertas até o dia 13 de julho as inscrições para o vestibular 2026 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), referência nacional em engenharia e inovação. As provas serão aplicadas em outubro, em 25 cidades do país — incluindo Fortaleza, onde o ITA constrói seu novo campus avançado.
Vagas
A seleção oferece 180 vagas para cursos de graduação em Engenharia, com duração de cinco anos. Os aprovados poderão estudar na tradicional sede de São José dos Campos (SP) ou na nova unidade cearense. Do total de vagas, 144 são para ampla concorrência e 36 destinadas a candidatos autodeclarados negros ou pardos.
Requisitos
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter no máximo 24 anos até o fim de 2026 e não ser casado. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. Após o preenchimento do formulário, o candidato deve gerar a GRU e pagar uma taxa de R$ 195. O prazo para solicitar isenção da taxa já se encerrou.
Cursos
O ITA oferece seis cursos: Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Nos dois primeiros anos, todos os alunos fazem uma formação básica comum. A partir do terceiro, escolhem sua especialização.
Fase
A primeira fase da seleção será no dia 5 de outubro, com uma prova objetiva de cinco horas contendo 48 questões de Matemática, Física, Química e Inglês. A segunda etapa será entre 28 e 31 de outubro, com provas dissertativas das mesmas disciplinas, além de redação e questões de Português.
Última fase
🛩️Consiste na inspeção de saúde, que avalia a condição clínica dos candidatos por meio de exames laboratoriais, de imagem e toxicológicos. O ITA é vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, e os alunos podem escolher seguir ou não a carreira militar ao longo da formação. (Com informações do Diário do Nordeste)