Teresina: Federação não deixa barato decisão do Cidadania e lista violações

Devido a essa decisão considerada ilegal, as candidaturas dos pré-candidatos a vereadores do Cidadania que não seguirem o projeto nacional do PSDB, que definiu candidaturas próprias nas 200 maiores cidades do país, ficam instáveis.

O Presidente da Federação PSDB Cidadania, Jorge Lopes, informou por meio de nota oficial neste domingo, 07 de julho, que o presidente estadual do Cidadania, Mário Rogério, violou os incisos II, III, IV e V do artigo 9º do Estatuto da Federação Nacional ao declarar apoio ao pré-candidato a prefeito do PT, Fábio Novo.

Devido a essa decisão considerada ilegal, as candidaturas dos pré-candidatos a vereadores do Cidadania que não seguirem o projeto nacional do PSDB, que definiu candidaturas próprias nas 200 maiores cidades do país, ficam instáveis.

Leia Mais

Mário Rogério anunciou a adesão do Cidadania ao pré-candidato petista Fábio Novo (Foto: Reprodução) 

Jorge Lopes, como presidente da Federação PSDB Cidadania, afirma que permanece no comando e busca exercer todos os direitos e deveres estatutários. 

"Por isso que temos a confiança do Presidente Nacional Marcone Perillo, que hierarquicamente comanda a Federação Nacional", ressaltou.

Sobre a decisão referente a alianças, Jorge Lopes mencionou que o colegiado da Federação PSDB Cidadania de Teresina não foi convocado para decidir sobre alianças nas eleições deste ano

"Faremos isso somente no início desta semana, para que possamos participar da Convenção para escolha da chapa majoritária e proporcional ou aliança partidária".

Jorge Lopes destacou que o grupo está finalizando a consulta com todos os pré-candidatos a vereadores do PSDB, que já manifestaram interesse na disputa. Segundo ele, são 14 pleiteantes, com outros 5 sendo analisados entre os 4.800 filiados do PSDB em Teresina. Ele afirmou que aguardará aqueles que tenham perfil e interesse na disputa, que atualmente totalizam 19 pleiteantes, pois as 11 vagas complementares serão destinadas aos pré-candidatos do Cidadania que seguem a orientação da definição nacional, totalizando os 30 previstos na Lei Eleitoral.

"Desse modo, estaremos definindo a data da Convenção da Federação PSDB Cidadania, para escolha de pré-candidato a prefeito, a vice e a vereador ou para definir alianças partidárias nesta segunda-feira, dia 8 de julho, após consultar o presidente do Diretório Municipal do PSDB, sob o comando do vereador Edson Melo", finalizou.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES