O ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil-PI) foi às redes sociais na tarde desta quarta-feira, 26 de julho, se desculpar pela utilização da música 'Apesar de Você', do compositor Chico Buarque em peça publicitária da campanha para o Governo do Piauí nas eleições de 2022, em que o médico ficou na segunda colocação.
O candidato à época foi processado pelo músico, que usou como baliza a lei dos Direitos Autorais. No vídeo no Instagram, Sílvio aproveitou para alertar os seguidores sobre a legislação relativa a utilização de músicas nas redes sociais.
"Por decisão judicial o vídeo foi retirado do ar pelo uso não autorizado da música de Chico Buarque e agora, antes da setença definitiva venho me desculpar pelo uso não autorizado e exercer o papel educativo de alertar meus seguidores da importância de se informar e aplicar adequadamente a lei dos direitos autorais também nas redes sociais", disse.
A retração vem diante de um acordo judicial entre as partes.
Entenda o caso
O então candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), foi processado pelo cantor e compositor Chico Buarque sob a acusação do uso indevido de uma canção sua.
Na ação, Buarque exige que a Justiça proíba o ex-prefeito de Teresina de utilizar a música “Apesar de Você”, o compositor ainda pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais.
Em 2022, o pleiteante ao posto máximo do Executivo Estadual fez uso da composição e a voz do artista como trilha de um vídeo que foi divulgado da sua convenção partidária, promovida no dia 30 de julho. O vídeo contava com quase 70 mil visualizações no Instagram.