Em entrevista exclusiva à coluna nesta segunda-feira, 22 de maio, o presidente regional do Progressistas, Joel Rodrigues, confirmou que não é mais pré-candidato à Prefeitura de Teresina. A decisão já foi comunicada ao senador Ciro Nogueira (PP), ex-ministro da Casa Civil, e é embasada na insegurança jurídica em torno da sua participação no pleito majoritário, tendo em vista que em 2020 havia sido reeleito para o comando do Executivo de Floriano.
Assim, mesmo com o entendimento de que Joel não se enquadraria na regra impeditiva de 'prefeito itinerante', mas por não ter jurisprudência sobre uma situação similar a dele - que deixou o mandato em Floriano logo no início para disputar uma vaga no Senado - em comum acordo com o jurídico nacional da sigla, Joel optou por retirar o seu nome da disputa interna.
"Saio de cena, há uma dúvida jurídica, o advogado sinalizou que é um caso específico, então tiro definitivamente meu nome", revelou com exclusividade.
Joel em reunião com Ciro e Bárbara do Firmino (Foto: Reprodução)
Joel pontuou que agora o Progressistas tem somente a deputada estadual Bárbara do Firmino como pré-candidata, junto a Sílvio Mendes (União Brasil) e Luciano Nunes (PSDB/Cidadania) no mesmo grupo político. Ele acredita num entendimento dos pleiteantes para que caminhem unidos no pleito do ano que vem na capital piauiense.
Sobre a saída de prefeitos do Progressistas, o líder estadual da sigla destacou o trabalho bem-sucedido que vem sendo feito em estancar as desfiliações, reafirmando que o partido segue com o maior número de líderes municipais, são 73 no comando do Executivo. "O Progressistas vem garantindo apoio aos prefeitos não só com palavras", garantiu.