Bolsonaristas iniciam ofensiva no Congresso para convocar Ricardo Capelli

O movimento de convocação é encampado por parlamentares como Junio Amaral (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP).

Os deputados federais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) preparam uma ofensiva para convocar o interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Capelli, a comparecer no Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre os atos do dia 08 de janeiro. O trabalho orquestrado pelos bolsonaristas engloba explicações não apenas sobre os atentados, incluindo o roubo de armamentos e munições durante o episódio lastimável.  

Os atos do dia 08 foram marcados pela invasão da sede dos Três Poderes por extremistas apoiadores de Bolsonaro, que não aceitaram o resultado das eleições de outubro

Leia Mais

O movimento de convocação é encampado por parlamentares como Junio Amaral (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP), que apresentaram um requerimento para que Capelli compareça na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O objetivo, de acordo com o documento, é questionar as possíveis omissões na prevenção e contenção das invasões ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

As invasões ao Palácio do Planalto entraram novamente no foco das discussões, após imagens internas mostrarem o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias entre os golpistas, juntamente com diversos agentes do GSI. O ex-ministro faltou a um convite da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a atuação da pasta que dirigia em relação às invasões, o que resultou em sua exoneração.

Ricardo Cappelli assumiu interinamente o cargo de ministro do GSI após a exoneração de Gonçalves Dias. No entanto, os deputados alegam que Cappelli não foi capaz de responder publicamente sobre o conhecimento do Governo Federal em relação às imagens divulgadas e as razões pelas quais houve a omissão de diversos ministérios em prevenir e conter as invasões, apesar de alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal.

Ricardo Capelli garante que vai acelerar substituição de servidores do GSI

Moraes quebra sigilo de câmeras e quer que PF ouça agentes do GSI

Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias será ouvido hoje na PF

Diante disso, os deputados Junio Amaral e Carla Zambelli justificam a necessidade e urgência da convocação de Ricardo Cappelli para prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre as possíveis omissões do Governo Federal, em especial do GSI, nas invasões ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro. 

Além desta frente, os bolsonaristas articularam dois novos requerimentos, através do Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e de Gustavo Gayer (PL-GO). No caso de Gayer, o pedido chama atenção por se referir aos atos do dia 08 de janeiro como uma 'manifestação'

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES