Exclusivo Aneel recebe pedido de outorga para 18 centrais eólicas em cidades do Piauí

A solicitação para o órgão regulador foi realizada pela empresa Eólica Serra do Alegre S.A.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu, nesta quinta-feira, 03 de agosto, um pedido de outorga para a instalação de 18 centrais geradoras eólicas no Piauí. A solicitação foi realizada pela empresa Eólica Serra do Alegre S.A., que busca autorização para empreendimentos localizados nos municípios de Marcolândia, Padre Marcos, Francisco Macedo e Caldeirão Grande do Piauí.

A gerente de Outorgas de Geração de Energia Elétrica da Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica da Aneel, Paola Bembom Garcia Torres, assinou o despacho que registra o recebimento do requerimento de outorga para as centrais eólicas. O despacho está em conformidade com as regulamentações estabelecidas pela Portaria nº 6.827 de 2023, a Portaria nº 6.838 de 2023 e a Resolução Normativa nº 876 de 2020.

Leia Mais

Energia eólica é destaque no Piauí (Foto: Ari Versiani)

Os documentos referentes às centrais geradoras eólicas e seus posicionamentos georreferenciados dos aerogeradores foram juntados aos processos na Aneel e estão disponíveis no endereço SGAN – Quadra 603 – Módulo I – Brasília – DF, bem como no site oficial da agência (www.aneel.gov.br).

A iniciativa demonstra a relevância do Piauí no cenário nacional de geração de energia eólica. De acordo com levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado foi o que mais apresentou crescimento nesse setor em 2022, registrando um aumento de 24,85% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi o dobro da média nacional, que ficou em 12,6%.

Além disso, o Piauí foi o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no Brasil, com um aumento de 25,7% entre 2021 e 2022. Minas Gerais ficou em primeiro lugar, com crescimento de 26,9% na geração de energias limpas.

A expectativa é que, com o desenvolvimento das 18 centrais eólicas propostas pela empresa Eolica Serra do Alegre S.A., o estado do Piauí continue se destacando na produção de energia eólica, contribuindo para a expansão das energias renováveis no país.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES