A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou na última segunda-feira, 31 de julho, os despachos que autorizam a implantação e exploração de 11 unidades de energia solar no estado do Piauí.
Os despachos, datados de 28 de julho de 2023, contemplam a autorização para a implantação de diversas Usinas Fotovoltaicas (UFV) no município de Ribeira do Piauí e em Dom Inocêncio. As unidades de energia solar serão operadas sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE) e terão prazo de outorga de 35 anos.
O Piauí tem se destacado no setor de energia renovável, e o recente crescimento na geração de energia eólica é um exemplo disso. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado apresentou o maior crescimento na geração de energia eólica em 2022, superando o crescimento médio do país no mesmo período.
reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a preservar o meio ambiente.
A implantação das novas unidades solares no Piauí representa um avanço importante rumo a uma matriz energética mais limpa e sustentável no Brasil. Além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, a geração de energia renovável ajuda aCom a autorização para essas usinas de energia solar, o Piauí reforça sua posição como um estado promissor no setor de energias renováveis, mostrando seu compromisso com a transição para uma matriz energética mais sustentável no país.