Por Fabrício de Freitas
Na manhã desta terça-feira (27), o programa Banca do Sapateiro - apresentado pelo jornalista Ari Carvalho - entrevistou o secretário estadual de planejamento e cientista político, professor Washington Bonfim. O entrevistado esclareceu pontos acerca do orçamento participativo - o novo projeto elaborado pela pasta -, e das eleições municipais de 2024.
Antes de tudo, vale lembrar que o orçamento participativo é um programa governamental em que os habitantes da cidade, por meio das lideranças do bairro, entram em contato com o governo estadual para indicar ruas, avenidas, edifícios públicos e praças que precisam ser reformados. Após serem informados sobre a demanda, os responsáveis em cuidar das obras pela cidade analisam a solicitação e, caso necessário, atendem o pedido de restauração.
O secretário afirmou que esse projeto surgiu, em solo brasileiro, em governos petistas e que - junto ao governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT) - está trazendo a proposta para a melhoria da região piauiense. A princípio, o orçamento participativo atuará nas cidades de Teresina e Parnaíba.
“Foram 571 propostas, inicialmente, indicadas pela população via associações comunitárias e informando prioridade de obras relacionadas à mobilidade, urbanização, segurança, assistência social, áreas de esporte, lazer e cultura”, afirmou.
Logo após, Bonfim detalhou como funcionará essa participação social nas escolhas de obras a serem realizadas no Estado.
“O OPA [Orçamento Participativo] tem algumas diferenças marcantes. Primeiro é que ele é um processo digital. O cadastramento das associações e das propostas foi digital. Estamos agora na segunda etapa: que é a validação e seleção das propostas submetidas”, afirmou.
“No dia 25 de julho, publicaremos as entidades e propostas escolhidas; e, de 01 a 18 de agosto, a votação direta da população por meio do aplicativo e worksite [os quais serão criados e disponibilizados pelo órgão] para que possamos colher o maior número de votos possíveis para essas propostas”, completou.
Cada pessoa poderá votar apenas uma vez e terá que registrar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) antes do ato.
Apoio a Fábio Novo
Quando a entrevista se direcionou às eleições municipais de 2024, o secretário reiterou seu apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), uma vez que este “tem qualidades importantes”.
“A companha de Novo o credencia como candidato expressivo e natural na base governista. Além disso, ele tem qualidades importantes, sobretudo como gestor. Além disso, vejo, em sua pessoa, a capacidade de fazer uma articulação maior com toda a base do governo Fonteles e propor um projeto de reconstrução da cidade de Teresina”, apontou.