Philip Donald Eric Gray, de 38 anos, foi transferido do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, para outra unidade de saúde. O turista está na UTI do hospital e deve passar por cirurgia. O britânico foi internado após ser ferido durante um latrocínio em uma pousada no Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A namorada de Philip, Ruth Mary Silva de Oliveira Ribeiro, de 46 anos, natural de Macapá, morreu. Ambos estavam no Ceará a passeio quando foram vítimas de assaltantes.
O caso teve repercussão internacional e foi destaque no jornal britânico Daily Mail, que descreveu o vídeo das câmeras de segurança como "imagens assustadoras". Philip, que segue em Fortaleza, está sendo acompanhado por familiares da namorada no hospital.
Situação de Philip
Conforme a sobrinha de Ruth, Mayara Oliveira, Philip estava no IJF com uma bala alojada na coluna e existia o risco de ele ficar paraplégico. Já o corpo de Ruth foi levado para Macapá, onde foi velado e sepultado. "É difícil, mas estamos tentando ter forças", relatou Mayara.
O casal estava hospedado em uma pousada no Cumbuco e se preparava para viajar para Macapá no mesmo dia em que foram atacados por criminosos. Philip ficou ferido e a companheira morreu no local.
A Polícia Civil do Ceará prendeu três suspeitos de envolvimento no caso e continua as diligências para capturar duas pessoas que participaram diretamente da ação. O casal namorava à distância há sete anos e viajava para se encontrar.
O consulado britânico se comunicou com a família de Philip e está acompanhando o caso. Mesmo ferido, o turista tem usado as redes sociais e comentou que tentou proteger a namorada durante o ataque. Ele tem recebido diversas mensagens de apoio de amigos na Inglaterra.