Subiu para 730 o número de funcionários infectados na fábrica de calçados Coopershoes, em Morada Nova (CE). Os trabalhadores relatam sintomas como diarreia, vômito e febre, e suspeitam que a água fornecida pela empresa esteja contaminada. Os afetados buscaram atendimento em unidades de saúde, e alguns receberam diagnósticos que variam entre leptospirose e infecção gastrointestinal.
O QUE SE SABE?
A Vigilância em Saúde do Ceará e a Secretaria da Saúde estão "conduzindo investigações rigorosas para esclarecer a suspeita de contaminação ocorrido na Coopershoes". Amostras de água e alimentos foram colhidos e serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O laudo deve sair até esta sexta-feira (22).
DENÚNCIAS
Uma funcionária da empresa que trabalha no local há três anos contou que desde a segunda-feira (11) começaram os relatos de trabalhadores sentindo enjoos. “Gente saindo (da empresa) de cadeira de rodas. Inclusive, vi um rato caindo em cima do bebedouro de um setor. Enfim, ratos por todo lado”, relatou a mulher, que preferiu não se identificar, ao g1.
“Notei que a água estava com um gosto estranho. Comecei a sentir dor nos rins, muita febre, dores nas pernas e nos braços, manchas vermelhas no corpo. E estou sem urinar, o que foi crucial para o diagnóstico", acrescentou a trabalhadora.
Outros trabalhadores também relataram que tiveram diagnóstico de diarreia e gastroenterite de origem infecciosa. Uma terceira funcionária disse que na última semana a água da empresa apresentava cor diferente, aparentando estar suja.
O QUE DIZ A EMPRESA?
"No mesmo dia, a Vigilância Sanitária realizou uma inspeção nas instalações da empresa para verificar possíveis fontes de preocupação. Além disso, procedemos à coleta de amostras de água e alimentos, que foram encaminhadas para análise em um laboratório credenciado do estado, na cidade de Fortaleza. Estamos aguardando os resultados dessas análises e, assim que forem disponibilizados, compartilharemos todas as informações com os órgãos responsáveis, reafirmando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos colaboradores e da comunidade”, diz um trecho da nota da Coopershoes.