A Polícia Federal capturou, nesta quarta-feira (8), Ernando Veras Leitão, de 57 anos. Ele é ex-servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), em Crateús (CE), e condenado a 14 anos de prisão pelo desvio de mais de R$ 1 milhão do órgão. O acusado foi localizado em um ponto turístico em Fortaleza.
COMO O CRIME OCORREU?
Na época em que trabalhava no TRT, Ernando Leitão era o responsável pela expedição de alvará para a movimentação de contas judiciais, o que servia para pagamentos de custas processuais, imposto de renda e contribuição previdenciária.
O crime ocorria quando Ernando apresentava a documentação nas agências bancárias: ele substituía os documentos dos processos, usando os dados da própria empresa dele, um estabelecimento do ramo automotivo de Crateús, o que causava o desvio do dinheiro.
O QUE DIZ A PF?
“O homem, que estava foragido da Justiça, foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado. Após a prisão, ele foi conduzido à sede da Polícia Federal no Ceará e, em seguida, transferido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça”, diz a nota da PF.