SEÇÕES

PF investiga vídeo com vazamento de questões do ENEM antes da prova no Ceará

A A atuação visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos.

Operação Profeta, da PF no Ceará | Foto: PF
Siga-nos no

Após a divulgação de um vídeo com questões substancialmente semelhantes às aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 no Ceará, indicando possível fraude, a Polícia Federal abriu investigação e deflagrou a Operação Profeta.

Na manhã deste domingo (23), a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no Ceará para apurar possível prática do crime de fraude. A atuação visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos.

Operação Profeta | FOTO: PF

INVESTIGAÇÃO

A investigação começou após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial. O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.

Cerca de 275.937 estudantes fizeram o Enem 2025 no Ceará, de acordo com o INEP. Este número inclui 104.250 concluintes do ensino médio público e outros 215.492 isentos.  A edição deste ano conta com mais de 4,8 milhões de inscrições confirmadas em todo o País

Tópicos
Carregue mais
Veja Também