Um total de 115 torcedores de Fortaleza e Ceará foram presos na tarde deste sábado (8), antes do jogo entre os dois clubes na Arena Castelão. Os suspeitos são envolvidos em confrontos entre torcidas organizadas e foram levados para unidades da Polícia Civil.
O QUE ACONTECEU?
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informou que as brigas entre torcedores é comum nos dias de jogos. Os grupos atiram paus e pedras uns contra os outros e disparam rojões em direções opostas.
108 pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e sete (07) para o 13º Distrito Policial. Além do combate as torcidas organizadas, foi deflagrada a Operação Estádio Seguro, que visa capturar foragidos da Justiça que tentam adentrar nas dependências do estádio. Três pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto por crimes de homicídio, roubo e lesão corporal grave foram capturadas.
PRISÃO DO LÍDER DO ESQUEMA
Os trabalhos ostensivos fazem parte do Plano Operacional de Segurança, coordenado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS) para o Clássico-Rei. A Draco, com apoio da Coordenadoria de Inteligência (COIN), realizou a prisão de um quarto alvo, presidente de uma torcida organizada, que também estava com ordem de prisão em aberto. A captura ocorreu no Porto das Dunas, em Aquiraz (AIS 13). Além do cumprimento de mandado, ele também foi preso em flagrante por uso de documento falso.