A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) descartou todos os seis casos, incluindo uma morte, suspeitos de contaminação por metanol em bebidas no estado. A atualização foi feita pela pasta nesta quarta-feira (8).
Até terça-feira (7), quatro casos já haviam sido descartados, enquanto outros dois, um em Quixeramobim e outro em Aquiraz, ainda estavam sendo investigados. Contudo, a possibilidade de relação com o metanol foi descartada após a realização de exames periciais.
A cronologia das notificações, conforme detalhada pela secretaria, é a seguinte:
- Sábado (4): É notificado o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em um paciente internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.
- Domingo (5): O segundo caso é registrado em Caucaia, de um paciente atendido em um hospital particular. O primeiro e o segundo casos foram descartados ainda no domingo. Um terceiro caso suspeito, em São Gonçalo do Amarante, foi notificado à noite.
- Segunda-feira (6): O quarto caso é notificado em Quixeramobim pela manhã. O quinto caso foi notificado em Aquiraz pela tarde, elevando para três em investigação. No fim da noite, o terceiro caso foi descartado.
- Terça-feira (7): O Estado contabilizou quatro casos descartado e dois em investigação.
- Quarta-feira (8): Todos os seis casos foram oficialmente descartados.
CASOS NO PIAUÍ
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil, informou que foram concluídos os exames periciais referentes aos casos suspeitos de intoxicação por metanol envolvendo duas pessoas, uma em Teresina e outra em Parnaíba.
Os pacientes analisados foram os primeiros a dar entrada nos municípios com suspeita da substância. Outros dois casos suspeitos seguem em investigação.
Segundo os resultados emitidos pelo Laboratório de Toxicologia Forense do Instituto de Medicina Legal (IML), não foi detectada a presença de metanol nas amostras de sangue e urina das possíveis vítimas. Com isso, não há confirmação de casos de intoxicação por metanol no Piauí até o momento.