A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, na manhã desta terça-feira (24), um comerciante do município de Icó, suspeito de ser um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) na região. A ação faz parte da Operação Apófis, que tem como objetivo desarticular organizações envolvidas em crimes graves no interior do estado.
De acordo com informações, o comerciante, de 42 anos, é apontado como o "02" da facção criminosa em atuação nos municípios de Icó e Orós. Ele foi detido por envolvimento com tráfico de drogas, jogos de azar, roubos, extorsões e homicídios.
Operação prende mais de 20
Além dele, outras 22 pessoas foram presas até o momento durante a operação, que continua em andamento. As investigações buscam atingir o núcleo financeiro e logístico da organização criminosa.
Ao todo, a ação policial prevê o cumprimento de 49 mandados judiciais, incluindo ordens de prisão preventiva e de busca e apreensão. As diligências ocorrem nos municípios de Icó, Orós, Iguatu, Juazeiro do Norte, Horizonte, Maracanaú e Fortaleza.
Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu 21 armas de fogo, 23 celulares, notebooks, diversas munições e mais de R$ 12 mil em espécie, reforçando o impacto da ofensiva contra o crime organizado na região.