Um ataque de abelhas deixou quatro cães mortos e um idoso ferido na tarde desta sexta-feira (19) na Rua Hungria do bairro Maraponga, em Fortaleza (CE). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, o ataque das abelhas teria sido provocado pela movimentação de obras na região. As obras estavam em uma área de mata onde se encontrava uma colmeia.
COLMEIA NÃO FOI LOCALIZADA
Os bombeiros orientaram o idoso ferido a ir até uma unidade hospitalar, porém ele recusou a ajuda. A colmeia não foi localizada pelos bombeiros. Para ajudar a dispersar as abelhas, os bombeiros usaram jatos de água neblina e usaram fogo controlado para fazer fumaça.
O Corpo de Bombeiros do Ceará emitiu orientações sobre como agir em caso de ataque de abelhas. É importante entender que as abelhas geralmente só atacam quando sentem sua colmeia ameaçada.
- Ao avistar um enxame de abelhas, afaste-se da colmeia imediatamente o mais rápido possível e sem fazer barulho.
- Caso seja atacado, fuja. Se conseguir, corra para dentro de uma plantação em movimento “zig-zag”, e só pare quando tiver absoluta certeza que elas não estão atrás de você.
- Se estiver próximo a um rio, lagoa ou piscina, mergulhe. E, somente quando estiver protegido, tente socorrer quem estiver sendo atacado com uma coberta ou algo parecido, assegurando que você não sofrerá nenhum risco.
- Independente do total de ferroadas, caso a vítima apresente sintomas como queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outro sintomas, o atendimento médico de emergência deverá ser imediato.
O verão propicia condições para colmeias mais populosas, aumentando o risco de ataques repentinos. Entretanto, as abelhas podem estabelecer suas colmeias em diversos locais urbanos, como sofás velhos e forros de casas. O aparecimento de enxames temporários em árvores ou beiradas de casas é comum na primavera e verão.
(Com informações da FolhaPress/UOL)