Um novo estudo revelou o motivo pelo qual as cobras podem passar meses sem se alimentar. A razão por trás disso está na grelina, hormônio responsável por regular o apetite, digestão e armazenamento de gordura.
Pesquisadores da Universidade do Porto detectaram a ausência dessa substância no organismo das cobras. Foram analisados genomas de 112 espécies de répteis dos quais 32 tipos de cobras não possuem grelina ou encontra-se muito deformada por mutações.
Estávamos obtendo fragmentos, apenas pequenos pedaços da sequência, explicou Rui Resende Pinto, coautor do estudo, para o portal Science.
VANTAGENS DA AUSÊNCIA DO HORMÔNIO
Um outro ponto revelador do estudo é a ausência MBOAT4, responsável pelo funcionamento da grelina, em animais como cobras, camaleões e da agama-de-cabeça-de-sapo.
Com a falta do hormônio, além de não sentir fome, as cobras também detém a capacidade de armazenar energia por mais tempo, fazendo com que permaneçam em modo de baixo consumo por meses, ou até um ano, entre as refeições.
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E PERDA DE PESO
O hormônio só foi descoberto pela ciência há 30 anos, mas desde então atraiu a atenção da indústria farmacêutica que busca desenvolver novas tecnologias relacionadas a grelina para inovar no tratamento de perda de peso.