Muitos já ouviram falar que o celular “explode” se ficar embaixo do travesseiro ou em cima da cama. Se assim fosse, seria lógico perguntarmos: como o celular “sabe” que está na cama ou embaixo do travesseiro, para poder explodir ?
Não há nenhum dado cientificamente comprovado que aponte perigo de explosão em dormir com o celular na cama. Mas há outra importante razão para ninguém dormir com o telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico:
Descansar!
Exatamente isso. O sono é absolutamente fundamental para que o corpo e principalmente, a mente possam se renovar. As células se recompõem e se preparam para as atividades do novo dia que está chegando. Os sonhos reorganizam os pensamentos, as ideias e todos os processos emocionais, sem os quais não conseguimos viver.
Por isso, dormir com o mínimo de interrupções é fundamental para o descanso completo. Celulares e aparelhos eletrônicos não são silenciosos. Emitem sons, vibrações e luzes que atrapalham os ciclos necessários para o pleno estado de relaxamento, que é crucial ao sono reparador. Desligue ou coloque o celular bem longe de você para dormir.
O que acontece?
A luz artificial que é emitida pelo seu celular gera uma reação no cérebro que faz com que seu corpo produza menos melatonina, hormonio responsável por ajudar a adormecer e por regular o ciclo de sono. Até o menor sinal de luz emitido pelo dispositivo quando está carregando pode afetar esse hormônio.
Sensação de cansaço
Um estudo publicado no jornal científico ScienceDirect mostrou que as pessoas que usam o telefone antes de dormir têm mais dificuldade para atingir o sono profundo, o que faz com que o dia seguinte se torne extremamente cansativo.