Varíola dos macacos: saiba como ocorre a transmissão da doença
- Onde se originou a varíola dos macacos?
Doença é encontrada principalmente na África Ocidental e Central; casos incomuns têm sido registrados na Europa e América do Norte
- Onde se originou a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos (Monkeypox) recebeu este nome em 1958, quando “dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa”, disse o CDC.
No entanto, o principal portador da doença, a varíola dos macacos, ainda é desconhecido, embora “suspeite-se que os roedores africanos participem da transmissão”, disse a agência.
O primeiro caso conhecido de varíola em pessoas foi “registrado em 1970 na República Democrática do Congo, durante um período de esforços intensificados para eliminar a varíola”, disse o CDC.
Após 40 anos sem casos relatados, a varíola dos macacos ressurgiu na Nigéria em 2017, disse o CDC. Desde então, houve mais de 450 casos relatados na Nigéria e pelo menos oito casos exportados internacionalmente, disse a agência.
Um surto ocorreu nos Estados Unidos em 2003, depois que 47 pessoas em seis estados – Illinois, Indiana, Kansas, Missouri, Ohio e Wisconsin – ficaram doentes devido ao contato com seus cães de pradaria de estimação, disse o CDC.
“Os animais de estimação foram infectados depois de serem alojados perto de pequenos mamíferos importados de Gana”, disse o CDC. “Esta foi a primeira vez que a varíola humana foi relatada fora da África”.