Varíola dos macacos: saiba como ocorre a transmissão da doença - Como a varíola é transmitida?

Doença é encontrada principalmente na África Ocidental e Central; casos incomuns têm sido registrados na Europa e América do Norte - Como a varíola é transmitida?

Slide 3 de 4

Como a varíola é transmitida?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O contato próximo com um indivíduo infectado é necessário para a propagação do vírus da varíola dos macacos, dizem os especialistas.

A infecção pode se desenvolver após a exposição a “pele ferida, membranas mucosas, gotículas respiratórias, fluidos corporais infectados ou mesmo contato com roupas contaminadas”, disse Neil Mabbott, presidente de imunopatologia da escola de veterinária da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em comunicado.

“Quando as lesões cicatrizam, as crostas (que podem carregar vírus infecciosos) podem ser espalhadas como poeira, que pode ser inalada”, disse o Michael Skinner, da faculdade de medicina do departamento de doenças infecciosas do Imperial College de Londres, em comunicado.

A transmissão entre as pessoas ocorre principalmente por meio de grandes gotículas respiratórias e, como essas gotículas geralmente viajam apenas alguns metros, “é necessário um contato pessoal prolongado”, disse o CDC.

“A varíola pode ser uma infecção grave, com as taxas de mortalidade por esse tipo de vírus da varíola do macaco sendo de cerca de 1% em outros surtos. Estes são geralmente em ambientes de baixa renda com acesso limitado a cuidados de saúde”, disse Michael Head, pesquisador sênior em saúde global na Universidade de Southampton, no Reino Unido.

No entanto, nos países desenvolvidos, “seria muito incomum ver algo mais do que um punhado de casos em qualquer surto, e não veremos níveis de transmissão no estilo (Covid)”, disse Head em comunicado. Desinfetantes domésticos comuns podem matar o vírus da varíola, de acordo com o CDC.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES