Atrelado a acessibilidade e baixo custo, a corrida tem conquistado principalmente quem busca uma forma simples de cuidar da saúde. Entretanto, especialistas alertam sobre os riscos de correr sem orientação. Tal prática pode representar riscos à saúde, principalmente para pessoas sedentárias ou que não costumam praticar atividades físicas.
De acordo com o treinador de corrida de rua, Victor Geovani, é importante respeitar os limites do corpo e seguir uma adaptação progressiva para evitar lesões e alcançar os benefícios da corrida com segurança. “Há um risco quando a pessoa começa a correr sem acompanhamento, pelo fato de, às vezes, não entender ou não conseguir dosar o exercício físico. Para gerar resultados, a corrida precisa ser realizada com uma carga controlada, organizada e individualizada”, explica.
Exercício completo para o corpo e a mente
A corrida proporciona muito mais que benefícios físicos, também promove melhorias mentais e emocionais. “Ela mexe com diversas áreas da saúde: física, metabólica, emocional, social e até espiritual. Por isso, é considerada um dos exercícios mais completos”, destaca o treinador.
Como começar?
A procura pela corrida se intensificou após a pandemia, especialmente quando as academias estavam fechadas. Além disso, basta um tênis confortável e roupas adequadas para começar. Segundo Victor Geovani, é possível iniciar com caminhadas progressivas, aumentando o tempo semanalmente. Só depois disso devem ser inseridos pequenos estímulos de corrida.
“Costumo iniciar com treinos de um minuto de corrida dentro de caminhadas de 30 minutos. Esse estímulo já é suficiente para o corpo começar a se adaptar. Controlar a euforia é fundamental. Às vezes, a motivação vem de um amigo que já corre há muito tempo, e a pessoa tenta acompanhar. Isso pode gerar lesões e frustração. O segredo está na constância e na progressão inteligente”, diz o profissional.
Confira dicas que auxiliam quem está começando a correr:
- Faça um check-up: exames laboratoriais e cardiológicos ajudam a descartar riscos.
- Busque orientação profissional: assessorias de corrida podem direcionar os treinos.
- Comece com calma: intercale a corrida com caminhada e aumente o ritmo aos poucos.
- Não tente acompanhar corredores experientes: respeite seu tempo.
- Hidrate-se bem: a corrida exige reposição de líquidos.
- Alimente-se de forma equilibrada: o carboidrato é o principal combustível da corrida.
- Fortaleça a musculatura: isso reduz o risco de lesões e melhora o desempenho.