SEÇÕES

Suplementos ajudam a emagrecer? Veja o que diz especialistas sobre o que realmente funciona

A perda de peso está ligada a diversos fatores como déficit calórico, qualidade da alimentação e nível de atividade física

suplementos alimentares são bastante utilizados no processo de emagrecimento | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Aqueles que estão em busca de um emagrecimento, em sua grande maioria, optam por suplementos alimentares como creatina, whey protein, cafeína e albumina surgem como uma das alternativas mais buscadas para ajudar no processo. 

Mas, será que eles realmente funcionam? E quais os riscos e benefícios à saúde? A resposta irá variar de acordo com déficit calórico, qualidade da alimentação e nível de atividade física de cada um.

COMO OS SUPLEMENTOS AGEM?

Um dos suplementos mais populares é a creatina que apesar de não emagrecer aumenta a energia do corpo contribuindo para treinos mais intensos. Como consequência, a pessoa pode gastar mais calorias ao longo do dia.

Outras proteínas em pó como Whey Protein (proteína do soro do leite) e a Albumina (proteína do ovo), também não queimam a gordura, mas têm um papel importante no emagrecimento. Já que por ter um alto teor proteico esses suplementos ajudam a dar mais saciedade e, consequentemente, controlar o apetite reduzindo a ingestão calórica total.

Por sua vez, a cafeína tem efeito comprovado na termogênese, o que aumenta levemente o gasto energético e a mobilização de gordura. Além disso, atua no sistema nervoso central, ela também melhora foco e disposição para treinar.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao consumir estes suplementos. A cafeína em excesso, por exemplo, causa ansiedade, taquicardia, distúrbios do sono e até prejudica o emagrecimento quando interfere na qualidade do sono, fator essencial para a regulação hormonal.

Especialistas afirmam que os suplementos não devem substituir refeições completas e que o uso deve ser orientado por profissionais da saúde. O uso inadequado pode levar a problemas gastrointestinais, gases, distensão abdominal e diarreia

Tópicos
Carregue mais
Veja Também