Sofrendo com dores nos joelhos? Esses 5 exercícios são ideais para aliviar

Aprenda técnicas simples para fortalecer e estabilizar a articulação do joelho e acabar com a dor

Imagem Ilustrativa de uma pessoa com joelho doendo | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A dor no joelho é uma queixa comum que pode afetar pessoas de todas as idades, sendo especialmente prevalente entre os mais velhos. A dor pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são atividades físicas intensas, falta de uso, lesões como entorses e distensões, sentar-se em uma área limitada ou ficar de joelhos por longos períodos e, consequências da idade.

Fortalecer a musculatura do joelho é fundamental para prevenir e reduzir a dor. Por isso, existem medidas preventivas que podem ser adotadas para aliviar e prevenir esses desconfortos, e nós separamos 5 exercícios simples que podem ajudar:

1- Exercícios aeróbicos: pratique diariamente 15 a 20 minutos de atividades aeróbicas, como caminhada, natação ou bicicleta com carga leve. Além de beneficiar a saúde cardiovascular, o aquecimento proporcionado por esses exercícios é benéfico para os joelhos. 

2- Elevação da perna esticada: deite-se de barriga para cima e dobre uma perna, mantendo a outra esticada. Eleve e abaixe a perna esticada 15 vezes, alternando entre as pernas. Repita o processo 3 vezes.

3- Elevação da perna de lado: deitado de lado, estique as pernas e eleve e abaixe a perna de cima por 15 vezes. Troque de lado e repita o exercício. 

4- Agachamento na parede: apoie-se em uma parede lisa, afaste os pés a uma distância de um passo da parede e agache-se entre 30 a 45 graus. Mantenha-se nessa posição por 30 segundos e repita o movimento 5 vezes.

5-Panturrilha: Suba e desça com as pontas dos pés em um degrau por 15 vezes, repetindo o exercício 3 vezes.

FREQUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS

Realize esses exercícios diariamente, uma vez ao dia. Se sentir dor durante a execução, interrompa e tente novamente no dia seguinte com menos intensidade. Persistindo a dor, procure orientação profissional. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES