Sobrevivendo ao calor! Saiba como proteger a pele no verão

Dermatologista orienta como manter a pele bonita e saudável no clima seco

Como cuidar da pele no verão | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Para cada estação do ano, é necessário tomar cuidados específicos para a saúde e bem estar, como o uso de roupas adequadas e, principalmente, o cuidado com a pele. O verão, clima com características quentes e secas, exige uma atenção ainda maior para a saúde. Para entender os cuidados necessários neste clima, a dermatologista Dra.Claudia Marçal, em entrevista ao Terra, oferece orientações detalhadas. 

Durante o verão, o calor pode desidratar a pele e, por isso, o uso de hidratantes é tão importante nessa estação.

"A hidratação pode ser realizada na forma de cremes, loções ou sérum e, a seguir, o uso de FPS acima de 30 que pode vir acompanhado de pigmento específico ou pigmento universal que se ajusta a qualquer tipo de tonalidade", explica a médica.

O QUE FAZER AO ACORDAR

Ao acordar, a ordem correta de cuidados com a pele, segundo a dermatologista, é: limpar, tonificar, hidratar, proteger e, depois, maquiar. "Procure tomar banhos gelados ou pelo menos mornos, logo após aplique um bom creme hidratante no rosto e no corpo. Isso ajudará a evitar o envelhecimento precoce da pele", explica a Dra. Claudia Marçal.

LIMPEZA DE PELE

Segundo a médica, após o uso do sabonete ou loção de higiene, é indicado utilizar tônico ou adstringente, dependendo de cada caso em questão.

"Nas peles que são mais oleosas, deve ser utilizado adstringente. Nas peles mais sensíveis e secas, o melhor é usar um tônico que reequilibra o pH da pele, remove impurezas residuais e ainda retira resíduos da loção ou sabonete de limpeza”, sugere.

O ideal nestas peles é ainda finalizar o processo de higienização com aplicação de água termal, de preferência gelada, com ação calmante, remineralizante e promovendo hidratação da camada superior para melhor receber o hidratante a seguir. 

PROTEÇÃO DA PELE

Ainda nessa estação, é crucial se proteger dos raios solares intensos. "Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, e evite exposição ao sol entre 10h00 e 16h00, quando os raios UV são mais fortes", destaca a Dra. Claudia Marçal. Ademais, deve-se tomar cuidado com os ácidos, que são menos indicados nesta época, já que são, em geral, substâncias que causam fotossensibilidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES