O caso de uma adolescente inglesa que perdeu a visão após seguir dicas de skincare no TikTok repercutiu nas redes recentemente. A história, que poderia ter acontecido em qualquer lugar do globo, mostra a importância de se realizar os cuidados com a pele da forma certa. Ou seja, com o auxílio de um profissional, com o uso dos produtos adequados e tomando todos os cuidados necessários.
Em entrevista ao Terra, a especialista em cosmetologia Fernanda Sanches, explicou que skincare é coisa séria e não pode ser feito de qualquer forma apenas porque um ou outro influencer indicou.
“O uso errado de alguns produtos pode até mesmo causar efeitos contrários aos esperados ou gerar resistência; por isso, é fundamental checar a real capacidade da pessoa de fazer orientações neste sentido”, disse.
A especialista também explica que alguns produtos, como antibióticos tópicos, podem levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana, tornando os tratamentos menos eficazes.“Outra questão importante são as reações alérgicas e o agravamento de condições pré-existentes, já que o uso de produtos inadequados pode agravar problemas”.
USO DE PRODUTOS VENCIDOS
Usar cosméticos vencidos também é algo que pode parecer inofensivo, mas não é. Por isso, é preciso cuidado ao “emprestar” esse tipo de coisa quando crianças e adolescentes pedem produtos para “brincar”. Segundo a cosmetologista, cosméticos vencidos podem conter ingredientes já degradados, que podem provocar irritação e vermelhidão, coceira, queimaduras ou erupções cutâneas.
“Também podem propiciar o desenvolvimento de bactérias, fungos e outros microrganismos que causam infecções na pele”, afirma Fernanda.
PODE AFETAR O ORGANISMO
A especialista acrescenta que alguns produtos cosméticos contêm substâncias que podem interferir até mesmo no sistema endócrino, causando desregulação hormonal em algumas pessoas. “É fundamental contar com o auxílio de um dermatologista ou de um especialista em estética antes de começar a fazer skincare. São eles que podem orientar sobre produtos e procedimentos para que haja segurança no uso e resultados mais efetivos”, aconselha.