Um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, a rinoplastia tem despertado o interesse das pessoas durante a pandemia. O Google registrou um aumento de 4.800% na procura pelo termo e o preço do procedimento. A busca tem crescido também no consultório, como explica o cirurgião e médico otorrinolaringologista, José Maurício Lopes.
O cirurgião explica que as redes sociais já tinham provocado o aumento dessa demanda, mas com a pandemia, as pessoas passaram a participar mais de videoconferências, nas quais o rosto fica bastante em evidência. “É o chamado efeito zoom. As pessoas estão se vendo mais e observando a própria imagem”, explica José Maurício.
O cirurgião explica ainda que o isolamento social favorece os procedimentos estéticos, já que possibilita o paciente aliar a cirurgia ao repouso necessário no pós-operatório. No entanto, ao tomar a decisão de se submeter à cirurgia, o paciente deve buscar um hospital que siga todos os protocolos sanitários. “ A equipe médica deve ser rígida nos protocolos. Além disso, paciente deve fazer o teste da covid-19 antes de entrar no centro cirúrgico”, alerta.
RINOPLASTIA
A rinoplastia é uma cirurgia para mudar a forma do nariz, modificando a arquitetura dos ossos e cartilagens nasais. A rinoplastia é um dos tipos mais comuns de cirurgia plástica.
As pessoas podem fazer uma rinoplastia para reparar o nariz após uma lesão, para corrigir problemas respiratórios ou um defeito de nascença, ou porque estão insatisfeitas com a aparência.
VEJA AS MUDANÇAS NO NARIZ QUE PODEM SER FEITAS COM A RINOPLASTIA
- Afinar a ponta do nariz, de modo a deixá-lo mais delicado e harmônico com a face;
- Diminuir o tamanho para adequá-lo ao perfil de cada pessoa;
- Corrigir a giba nasal, ou seja, o “calombo” presente no nariz de alguns indivíduos;
- Afinar a parte de cima do nariz, isto é, o dorso nasal, a fim de deixá-lo menos largo ou grosso;
- Corrigir o nariz torto, resultado de algum trauma ou alteração congênita.