SEÇÕES

Saiba como esse alimento asiático ajuda a eliminar barriga sem dieta maluca

O Kimchi pode ajudar a reduzir gordura abdominal, aponta estudo com 115 mil pessoas

Gordura abdominal | Foto: Reprodução/ Internet
Siga-nos no

Uma pesquisa sul-coreana, realizada pela Universidade Chung Ang, analisou mais de 115 mil pessoas e concluiu que o consumo diário de kimchi, um prato coreano feito de vegetais fermentados, está associado a perda de gordura abdominal e menor risco de obesidade, principalmente entre os homens.

De acordo com o levantamento publicado no periódico científico BMJ Open, o alimento tradicional é rico em fibras, probióticos e antioxidantes. Homens que consomem até três porções diárias de kimchi de repolho apresentam risco 10% menor de obesidade e de acúmulo de gordura abdominal, em comparação com aqueles que ingerem menos de uma porção por dia. Já entre as mulheres, duas a três porções diárias foram associadas a uma redução de até 8% nos índices de obesidade.

kimchi (Foto: Reprodução/ Internet)

O que é o kimchi?

O kimchi é preparado tradicionalmente com repolho, rabanete, alho, cebola e pimenta, entre outros ingredientes, que passam por um processo natural de fermentação. Ele está presente nas refeições coreanas há séculos e é rico em fibras, probióticos, vitaminas e polifenóis, o prato já é conhecido por beneficiar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e até ajudar na saúde cerebral. 

As evidências sugerem que ele também pode contribuir para a redução da gordura abdominal, o tipo de gordura mais perigosa à saúde, por estar ligada a doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Como foi feito o estudo?

Os participantes responderam a um questionário de frequência alimentar com 106 itens, indicando o consumo de diferentes tipos de kimchi:

  • Baechu (repolho);
  • Kkakdugi (rabanete);
  • Nabak e dongchimi (versões “aguadas”);
  • E outras variações, como kimchi de mostarda.

Também foram avaliadas medidas corporais como altura, peso, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura. A obesidade abdominal foi definida como cintura igual ou superior a 90 cm em homens e 85 cm em mulheres. Entre os homens, o consumo de pelo menos 25g de kimchi por dia foi associado a uma redução de 8% na obesidade abdominal. Já para as mulheres, apenas 11g diários indicaram redução de até 11% nesse mesmo tipo de obesidade.

Há contraindicações?

Apesar dos dados serem promissores, os pesquisadores alertam para o alto teor de sódio do kimchi, o que pode representar um risco para pessoas com hipertensão. Ainda assim, o potássio presente nos vegetais fermentados pode ajudar a equilibrar esse efeito.

Além disso, os resultados são baseados em observação, ou seja, não é possível afirmar com certeza que o kimchi causa diretamente a redução da gordura, embora a relação estatística seja forte.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também