Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo e tem como função proteger o organismo de bactérias e vírus, além de armazenar água, gorduras e vitaminas? Por isso, os cuidados são importantes não somente por questões estéticas, como também para manter a boa saúde. Uma maneira prática de fazer isso é adotando uma dieta balanceada.
Em entrevista ao Terra Você, o dermatologista Dr. José Roberto Fraga Filho, listou 6 alimentos benéficos para a pele.
6 DICAS INFALÍVEIS PARA A PELE
1- Frutas e vegetais frescos: espinafre, brócolis, maçãs, bananas e cenouras são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, essenciais para a saúde geral.
2- Proteínas magras: peito de frango, peixe, ovos, tofu e feijão são essenciais para a construção e reparação de tecidos, além de serem fonte de energia.
3- Grãos integrais: arroz integral, quinoa, aveia e pão integral são alimentos ricos em fibras, ajudam na digestão e proporcionam uma liberação lenta de energia.
4- Laticínios ou alternativas: iogurte grego, leite desnatado, queijos magros e leite de amêndoa fornecem cálcio e proteínas essenciais para a saúde dos ossos e músculos.
5- Oleaginosas e sementes: amêndoas, nozes, sementes de chia e de linhaça são ricas em gorduras saudáveis, proteínas e fibras, ajudam na saciedade e na saúde do coração.
6- Óleo de coco: vale apostar no óleo de coco virgem ou extravirgem para usar na pele. Este tipo de óleo é obtido a partir da carne fresca do coco, sem o uso de produtos químicos ou processos de refinamento, preservando suas propriedades naturais.
"O método de prensagem a frio mantém os nutrientes e antioxidantes intactos, o que é benéfico para a pele. O óleo de coco não refinado mantém seu aroma natural de coco e todos os seus nutrientes essenciais, como ácidos graxos e antioxidantes, ótimos para a hidratação e proteção da pele", recomenda o dermatologista.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
O especialista explica que o consumo de açúcares e carboidratos refinados precisa ser evitado, pois aumenta a glicose no sangue, podendo intensificar a oleosidade da pele. O mesmo serve para leites gordurosos, pois se acredita que os hormônios contidos neles induzem a glândula sebácea a produzir mais oleosidade, causando acne.