Você sabia que o colesterol alto é frequentemente denominado como um “assassino silencioso”? Isso se dá por sua manifestação assintomática no organismo. No entanto, existem ocasiões em que essa condição pode se manifestar através de um sintoma oculto nos pés. O fenômeno ocorre quando o LDL (conhecido como colesterol ruim) endurece e estreita as artérias dos membros superiores e inferiores, chamada como Doença Arterial Periférica (DAP).
Após a DAP fazer morada, diversos sintomas começam a se manifestar. O maior e mais frequente é a dor nas pernas, que pode ser localizada em regiões específicas, como a panturrilha, a coxa ou o pé, levando a cãibras, inchaço e dor constante. Além da dor localizada na perna, estão entre os sintomas da condição:
- Frio na parte inferior da perna ou pé, especialmente quando comparado com o outro lado;
- Dormência ou fraqueza nas pernas;
- Pulso fraco ou ausente nas pernas ou pés;
- Dores ou desconforto em um ou ambos os quadris, coxas ou panturrilhas após realizar atividades físicas, como caminhar ou subir escadas;
- Mudanças na cor da pele das pernas;
- Crescimento mais lento ou perda de cabelo nas pernas;
- Crescimento lento de unhas nos pés;
- Dor ao usar os braços, tal como dor e cãibras ao tricotar, escrever ou realizar outra atividade manual.
Existe prevenção?
A alimentação é a primeira e mais importante medida a ser tomada. Ao reduzir ou eliminar completamente o consumo de gordura saturada, como frituras, alimentos industrializados e fast-foods, você conseguirá manter o colesterol em níveis adequados. Em vez disso, opte por fontes saudáveis de gorduras, como abacate, nozes e azeite de oliva.
Existe tratamento para colesterol alto?
Promover mudanças no estilo de vida também são fundamentais. A prática regular de atividades físicas, a manutenção de um peso corporal saudável, parar de fumar e a moderação no consumo de álcool são ações que contribuirão para a redução dos níveis de colesterol. Para casos mais graves em que os níveis de colesterol são muito altos, o uso de medicamentos, como as estatinas, poderá ser indicado pelo seu médico para auxiliar no controle da condição.