Passa o dia sentado e sente dores? Especialista revela dicas para alívio

A dor nas costas nem sempre é sintoma de uma doença, mas sem os tratamentos corretos, ela pode afetar sua saúde

Imagem ilustrativa de pessoa com dor na coluna | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Passa o dia sentado na mesma posição e sente dores na coluna? Isso pode ser um problema, mas com os cuidados certos, a dor pode ser substituída pelo alívio. O Meio News trouxe com exclusividade para você dicas de como tratar e evitar danos na coluna, orientadas pelo fisioterapeuta osteopata Dr. Alexandre Mota.

Segundo o especialista, as principais causas de dor na coluna são tensão muscular, acúmulo de espasmo, contratura muscular e sobrecarga mecânica - quando você força demais e machuca, causando inflamação em algum ligamento, alguma articulação e até no próprio disco.

“Hoje a gente sabe que não existe essa questão de postura boa, postura ruim, o que interessa é o tempo que você fica em cada posição, em cada postura. Quando você fica muito tempo na mesma posição, você sempre vai exigir mais de algum ligamento do disco, de alguma articulação, de alguns músculos”, afirma o osteopata.

NÃO ESPERE POR SINAIS 

Se você quer saber como está a saúde da sua coluna, é ideal procurar um fisioterapeuta, da mesma forma que você não deve esperar aparecer uma cárie para ir ao dentista. Se a dor na coluna se inicia, já é um sinal que ela está precisando de ajuda. O especialista ainda reforça:

“Se você está sentindo dor, rigidez na coluna, desconforto, e está percebendo que a sua postura está desviando, ombro ficando mais alto, ou a clavícula ficando maior do que a outra, já é sinal que você precisa procurar um bom profissional - um bom fisioterapeuta - e fazer um trabalho voltado para melhorar a saúde da coluna”.

DE OLHO NA POSTURA

Dr. Alexandre também explica que ao ficarmos muito tempo sentados, trabalhando, assistindo televisão, ou dirigindo por longos períodos, é importante mudar a posição de tempo em tempo.

“Se você quiser melhorar o alinhamento da sua coluna, a melhor forma que eu conheço é você corrigir a pele. Do jeito que você está, levante um pouquinho o bumbum da cadeira, empine ele e senta com as costas encostadas na cadeira”, indica.

EXERCÍCIOS INDICADOS PARA ALIVIAR A DOR

Os exercícios para aliviar a dor na coluna dependem da causa da dor, mas de forma geral, para melhorar a saúde da coluna, aliviar a dor e dar mais condição para ter uma coluna saudável, são indicados dois tipos de exercícios. 

Primeiro: exercícios para devolver mobilidade para a coluna e para o corpo todo. 

Segundo: treinar os músculos que dão estabilidade e sustentação à coluna. 

“Se você me perguntar quais exercícios você deve evitar para não machucar a coluna: nenhum. Todos os exercícios são bons, e ajudam a desenvolver a saúde da coluna, exceto se você tenha alguma lesão e aí precisa evitar alguns, mas isso são coisas individuais”, reforça o osteopata.

Dr. Alexandre, além de consultar, também procura de forma dinâmica orientar os pacientes através das redes sociais, com vídeos explicativos sobre como aliviar dores musculares, bursite e tendinite e, nesse caso, dor na coluna. 

DOR NA COLUNA PODE SER ALERTA PARA OUTROS PROBLEMAS?

A dor na coluna pode ser sinal de outros problemas sim. O especialista afirma que a dor pode se dar por conta de uma víscera, por conta dos rins, pâncreas ou estômago. Além de ser sinal de alguma uma fratura, principalmente se a dor começou depois de uma queda, um escorregão ou um movimento mais brusco.

“Pode ser até sinal da espondilite anquilosante - uma inflamação crônica das articulações da coluna - Para ajudar, temos o chamado sinais de risco ou bandeiras vermelhas. Se a dor na coluna começou depois de uma queda, e junto a ele veio febre, perda de peso, diminuição de força e da sensibilidade para as mãos, para os braços, para as pernas, são sinais de que você precisa procurar uma urgência e um médico especializado", afirma. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES