SEÇÕES

Nipah no Carnaval? Entenda se há risco para o Brasil e quais os sintomas da doença

Doença está na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de patógenos com potencial epidêmico e é transmitida por morcegos.

O vírus Nipah é patógeno com alto índice de letalidade | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Com mais um surto do vírus Nipah na Índia e a alta letalidade do vírus, começou a circular nas redes sociais a preocupação: o Brasil pode viver mais uma epidemia às vésperas do Carnaval? O Nipah pode causar infecções respiratórias agudas e encefalite (inchaço do cérebro). É transmitido entre humanos e também de animais como morcegos e porcos.

Segundo os pesquisadores a resposta, de acordo com o atual cenário da doença, é não.

Isso porque o país não abriga o principal hospedeiro para o vírus: os morcegos frugívoros, especialmente da espécie Pteropus. Conhecidos como raposa-voadora, são muito presentes na Ásia e na África e transmitem o vírus.

risco baixo no brasil 

Segundo o professor Paulo Eduardo Brandão, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, isso faz com que o risco para a doença no Brasil seja muito baixo.

O vírus Nipah ainda não consegue se transmitir de forma eficiente entre pessoas, e por isso não se tornou uma pandemia, afirma Brandão.

Na última terça-feira (10), o Ministério da Saúde emitiu uma nota desmentindo a confirmação de casos de Nipah no país.

Segundo a pasta, o Brasil "mantém protocolos permanentes de vigilantes a agentes altamente patogênicos e garante que o risco de uma pandemia causada pelo vírus continua sendo considerado baixo".

Tópicos
Carregue mais
Veja Também