Menopausa precoce pode aumentar risco de demência

Para a pesquisa, foi acompanhada a saúde cognitiva de 16.720 pessoas, com média de 65 anos de idade, divididas igualmente quanto ao gênero

Imagem ilustrativa de mulher com menopausa precoce | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou que mulheres que entram na menopausa antes dos 50 anos e apresentam fatores de risco para doenças cardíacas podem correr um risco especialmente elevado de declínio do pensamento e, mais tarde, demência.

Para a pesquisa, foi acompanhada a saúde cognitiva de 16.720 pessoas, com média de 65 anos de idade, divididas igualmente quanto ao gênero. Eles dividiram ainda as participantes do sexo feminino em três subgrupos: aquelas que tiveram menopausa precoce entre 35 e 48 anos; aquelas que entraram na menopausa entre 49 e 52 anos (o que é típico); e aquelas que tiveram menopausa tardia, entre 53 e 65 anos.

Para todos os participantes, eles também monitoraram fatores de risco cardíaco, como colesterol LDL ("ruim") elevado, diabetes, obesidade, tabagismo, pressão alta, bem como prescrições de medicamentos para pressão arterial. Todos também receberam uma bateria de testes cognitivos no início e no final do estudo de três anos.

OS RESULTADOS

Os resultados mostraram que dois fatores em conjunto - menopausa precoce e maior risco cardíaco – pareciam estar ligados a uma queda nos resultados dos testes para as mulheres ao longo dos três anos do estudo.

Nenhuma tendência semelhante foi observada entre as mulheres dos grupos de menopausa média ou tardia.

COMO PREVENIR A MENOPAUSA PRECOCE

Especialistas explicam que, atualmente, não existem medicações ou tratamentos específicos para prevenir a menopausa precoce. No entanto, adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, pode contribuir para a regulação hormonal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES