Apesar de muitas mulheres já estarem familiarizadas com os sintomas comuns da menopausa, como afrontamentos e suores noturnos, ainda há alguns sinais que causam surpresa no processo natural de alteração de hormônios.
No entanto, a oftalmologista Charlotte Cook, em entrevista ao DailyMail, aponta que algumas mulheres relatam mudanças nos olhos durante a menopausa. A médica menciona sintomas como olhos secos, que podem ser extremamente desconfortáveis e afetar a qualidade da visão, além de tornar os olhos mais propensos a lacrimejar.
CUIDANDO DA VISÃO
A especialista também destaca que os olhos podem sofrer alterações à medida que as mulheres envelhecem e seus hormônios mudam, o que pode causar problemas para aquelas que usam lentes de contato. Cook também observa que olhos cansados ou tensos são queixas comuns, podendo resultar em dores de cabeça e tensão no pescoço e nos ombros.
O cirurgião oftalmológico Badrul Hussain, do Moorfields Eye Hospital, também citado no mesmo jornal, explica que as alterações hormonais podem afetar as glândulas meibomianas, responsáveis pela produção de óleos que ajudam o olho a proteger-se e a manter-se lubrificado com as lágrimas. Esses problemas podem causar olhos secos e aumentar o risco de infecções oculares.
MEDIDAS PARA TRATAR O OLHO SECO
- Evite causas ambientais. Vento, ar seco e poluentes podem contribuir para a secura dos olhos;
- Tente encontrar o melhor colírio lubrificante;
- Não esqueça de piscar;
- Fique de olho na dieta;
- Converse com especialista.