Evite bebidas e alimentos que aumentam os sintomas
Carregue mais
Para quem sofre de refluxo, é importante evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, cafeína, alimentos açucarados ou com adoçantes artificiais, além de chocolate. Frutas cítricas e ácidas, como laranja, limão, abacaxi e morango, também podem agravar os sintomas. Temperos como alho, cebola, pimenta e hortelã devem ser evitados, assim como batatas, tomates, milho, grãos e alimentos processados ou ultraprocessados, como salgadinhos, bolachas, embutidos e bebidas energéticas. Essas restrições ajudam a reduzir o desconforto causado pelo refluxo.
Aposte em frutas e legumes frescos
Segundo o diretor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Eduardo Moura, em entrevista ao MinhaVida, é recomendável dar preferência a alimentos frescos, especialmente algumas frutas, legumes e verduras. Entre as opções mais indicadas estão banana, mamão papaia, maçã, melão, melancia, abóbora, alcachofra, brócolis, alface, espinafre e aspargos.
Dê preferência às carnes magras
Para quem consome proteína animal, optar por carnes com baixo teor de gordura, como frango e peixe, é uma boa escolha. Esses alimentos ajudam a minimizar os sintomas do refluxo. Em contrapartida, carnes vermelhas e mais gordurosas, como alguns cortes bovinos e suínos, devem ser evitadas, assim como embutidos — incluindo presunto, salame, peito de peru e mortadela.
Cuide dos horários e hábitos alimentares
É importante realizar a última refeição pelo menos duas horas antes de dormir. Optar por refeições leves nesse horário e evitar o consumo de líquidos junto com a comida pode ajudar. Mastigar bem os alimentos e fazer uma breve caminhada após comer também são práticas recomendadas. De acordo com Eduardo Moura, essas atitudes contribuem para uma digestão mais eficiente, auxiliam no esvaziamento do estômago e previnem o inchaço abdominal.