Libido baixa no pós-parto? Especialista dá dicas de como ressignificar a vida sexual

Muitas mulheres não entendem porque a libido cai no pós-parto e acabam se sentindo culpadas, quando na verdade esse é um problema comum

Imagem ilustrativa de mulher com libido baixa | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Gerar uma vida altera muito mais do que o emocional e os hormônios de uma mulher, como, por exemplo, o desejo sexual, ou a falta dele. Porém, muitas mulheres não entendem porque a libido cai no pós-parto e acabam se sentindo culpadas. O que elas não sabem é que o problema é mais comum do que parece e pode ser tratado com o acompanhamento de um especialista. 

De acordo com a ginecologista Lilian Sério, a maior taxa hormonal que a mulher vai ter na vida é durante a gravidez. “Normalmente a libido já começa a cair no pós-parto, mas quando a mulher começa a realmente amamentar, aquela amamentação bem constante, que pode demorar em torno de cinco a quinze dias, realmente a libido já vai diminuir bastante”, explica.

TRATAMENTO 

Em entrevista ao Meio News, a sexóloga e psicóloga Márcia Leal explica que é primordial um tratamento para baixa libido, tanto para puérperas como para mulheres em geral, começando por investigar como estão os hormônios da paciente. 

”É necessário fazer uma avaliação médica e exames. Nós somos seres biopsíquicos sociais, ou seja, precisamos saber como esse organismo está, e se os hormônios estiverem baixos, tem que ser feita uma reposição hormonal”, ressalta a sexóloga. 

3 DICAS ESSENCIAIS PARA AUMENTAR A LIBIDO

Terapia: um tratamento importante é a terapia sexual. Ela cai como uma luva para fazer com que essa mulher ressignifique tudo o que ela está passando, aprendendo habilidades emocionais para lidar melhor com sua sexualidade, melhorando sua libido. No caso da mulher puerpéria, voltar a se sentir mais confortável com o corpo e o parceiro. 

Alimentação: de acordo com a psicóloga, não existe um alimento milagroso que aumente a libido, porém sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada faz com que a mulher produza hormônios sexuais e evite doenças crônicas como diabetes, obesidade e pressão alta. Em casos de pós-parto, a boa alimentação já é um ponto importante a ser cuidado, por conta da amamentação. 

Abandonar o sedentarismo: mulheres que praticam atividade física de forma regular fazem com que o fluxo sanguíneo circule com mais intensidade na região íntima. A mulher fica mais excitada, lubrificada e tem mais prazer durante a relação sexual. É importante que cada mulher respeite o seu tempo, seu corpo e siga orientações médicas, na prática de atividades físicas. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES