Infecção urinária: 4 opções de chás para aliviar o quadro

Os efeitos dos chás vão desde acalmar o corpo até combater células cancerígenas. Além disso, eles ajudam a eliminar as bactérias das vias urinárias

Chá de hibisco é uma boa opção contra a infecção urinária | Reprodução/Shutterstock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Infecção urinária é qualquer infecção por micro-organismos que acometa o trato urinário. Embora vários micro-organismos possam causar o problema, geralmente a responsável é a bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão, mas patogênica para o aparelho urinário.

Aliado ao tratamento com antibióticos, o consumo de alguns chás naturais pode contribuir para o alívio do quadro e dos sintomas — como ardência ao urinar, incontinência urinária e sensação de pressão na barriga, além de ajudar na eliminação das bactérias causadoras da infecção.

As bebidas mais usadas são aquelas com ação antimicrobiana, que ajudam a eliminar as bactérias responsáveis pela infecção, e diurética, que aumentam a quantidade de urina produzida e contribuem para a limpeza das vias urinárias.

4 OPÇÕES DE CHÁS PARA INFECÇÃO URINÁRIA QUE ALIVIAM OS SINTOMAS 

1- Chá de aroeira

As cascas e folhas secas da aroeira, também conhecida como aroeira vermelha, são usadas normalmente nos problemas do trato urinário, como cistites e uretrites, devido à ação antimicrobiana — que contribui para a eliminação das bactérias causadoras da infecção. Além disso, por conter ação antidiurética, o chá de aroeira aumenta a quantidade de urina, contribuindo para manter o trato urinário limpo e livre de micro-organismos. 

Como preparar: use 100g de pó de casca de aroeira (ou 100g de lascas) para 1L de água fervida e deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Retire as cascas e coe o chá. Está pronto! 

O chá de aroeira é contraindicado para pessoas com histórico de alergia, uma vez que pode provocar reações na pele e mucosas, ou quem tem problemas gastrointestinais, pois o uso em excesso pode ter efeito laxante e purgativo. Mulheres grávidas também não são indicadas ao consumo. 

2- Chá de manjericão

O manjericão é uma erva com perfil nutricional rico, que se destaca pela grande variedade de óleos essenciais, como o eugenol e geranial — substâncias que possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Devido a isso, a bebida preparada a partir das ervas do manjericão ajuda a inibir o crescimento bacteriano, aliviando quadros de infecção urinária e diminuindo os sintomas. 

Como preparar: usar 10 folhas de manjericão para 1L de água fervida e manter em infusão por 10 a 15 minutos. Depois, basta coar a bebida e consumir. 

O chá de manjericão é contraindicado para pessoas com pressão muito baixa ou com alergia à planta. Gestantes, lactantes e crianças abaixo de 12 anos também não devem consumir a bebida. 

3- Chá de hibisco

O chá de hibisco contém propriedades antimicrobianas e seu consumo pode auxiliar no combate de bactérias como E.coli e Klebsiella pneumoniae. Ele também possui efeito diurético, o que contribui para a eliminação das bactérias na urina.

Como preparar: use 2 colheres (sopa) de hibisco para 1L de água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e pode consumir! 

O chá de hibisco é contraindicado para pessoas com pressão baixa, pois pode provocar tontura e sonolência. O consumo também não é recomendado para gestantes e lactantes.

4- Chá de cavalinha

A cavalinha, cujo nome verdadeiro é Equisetum arvense, é uma planta fitoterápica conhecida pelas propriedades diuréticas. No tratamento de infecção urinária, ele também é um aliado para estimular a eliminação das bactérias, presentes na bexiga e na uretra, e para desintoxicar o organismo. 

Como preparar: use uma colher de sopa de cavalinha desidratada para 160ml de água fervida e espere 10 minutos sob infusão. Em seguida, basta coar a bebida e consumir. 

Devido ao efeito diurético, pessoas com insuficiência renal não devem tomar o chá de cavalinha, assim como quem tem insuficiência cardíaca. Quem sofre de gastrite e úlcera também possui contraindicação para tomar o chá pela presença do tanino, que pode irritar a mucosa estomacal. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES