Higiene bucal na gravidez: dentista explica riscos e como cuidar

Conheça os riscos da má higiene bucal durante a gravidez e dicas essenciais do dentista para manter seus dentes e gengivas saudáveis

Imagem ilustrativa de mulher grávida escovando os dentes | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Durante a gestação, a saúde bucal da gestante merece atenção especial devido aos riscos causados por problemas bucais e suas possíveis implicações para a saúde materna e fetal. As mudanças hormonais podem aumentar o risco de problemas como gengivite e periodontite. 

Em entrevista ao Meio News, o dentista e especialista em periodontia, Antônio Torres, explicou a importância, principalmente para gestantes, do cuidado correto e da atenção que deve ser dada ao chamado pré-natal odontológico. “É um tema que muitas pessoas não sabem que existe. Esse pré-natal deve ocorrer no primeiro trimestre, quando a gestante procura um dentista para fazer toda a avaliação de lesões cariosas ou gengivais pré-existentes. 

Segundo o especialista, alguns problemas podem ocorrer na saúde bucal, pois a gravidez altera os hormônios, a dieta e a higiene de cada mulher. Essas alterações afetam o PH, ou seja, a acidez da boca, tornando o órgão mais ácido e melhor para o desenvolvimento de bactérias. 

DOENÇAS COMO GENGIVITE E PERIODONTITE 

GENGIVITE- A gengivite é uma resposta inflamatória geralmente associada a sangramento e aumento de vermelhidão, além de deixar a região “brilhante”. Essa doença pode ocorrer em toda pessoa quando não há uma boa higienização. De acordo com o dentista, em mulheres grávidas, a condição pode se exacerbar ainda mais.

“A alteração hormonal transforma os vasos sanguíneos no que chamamos de maior permeabilidade vascular, ou seja, o sangue tem mais facilidade de transpor os vasos e ir para os tecidos”, explica. 

PERIODONTITE- Na gravidez, está associada a um problema pré-existente. Ela pode ser considerada uma progressão da gengivite. Quando a doença sai do ambiente externo da gengiva e chega até o osso, passa a ser periodontite. Por ser no osso, o paciente não consegue higienizar a região, precisando de um controle constante por parte do dentista.

Podem afetar a saúde do bebê?

De acordo com o Dr. Antônio Torres, a periodontite pode levar secreções de várias substâncias, incluindo hormônios que podem afetar o desenvolvimento do bebê, inclusive a possibilidade de um parto prematuro.

“As pessoas não dão tanta importância a periodontite porque ela não é sintomática. Dificilmente o paciente sabe que ele tem a doença, se não for pelo diagnóstico de um médico, no caso de mães, o risco aumenta ainda mais", afirma.

CUIDADOS GERAIS

Tanto para mamães gestantes, quanto para todos em geral, caprichar nos cuidados com a saúde bucal é essencial. A escovação deve ser no mínimo após o café da manhã, após o almoço e antes de dormir. Lembrando sempre de escovar os dentes com a boca bem aberta e usar o fio dental constantemente.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES